Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  18/11/2017   CCR ViaOeste realiza nova intervenção em ponte da Rod. Castello Branco em Barueri - As intervenções acontecem na ponte Guilherme de Almei...     18/11/2017   Saída para o feriado da Consciência Negra tem a passagem de 190 mil veículos na D. Pedro I (SP-065) - Expectativa da Concessionária Rota ...     18/11/2017   Volkswagen apresenta o Virtus por inteiro - Sedã foi desenvolvido no Brasil sobre a mesma plataforma MQB do Polo.     18/11/2017   Transição para o futuro - Mudança na mobilidade domina discussões do Congresso SAE Brasil.     18/11/2017   Grupo VW cresce em todas as macrorregiões - Vendas no acumulado do ano somam 8,7 milhões de veículos e alta de 3,2%.     18/11/2017   Semi: visão Tesla de caminhão elétrico - Marca promete custo de operação menor e aponta diesel como “suicídio econômico”.     18/11/2017   E a Caoa comprou a Chery - Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros.     18/11/2017   Biogás causa impacto positivo na matriz, diz executivo da EPE - Dados da Empresa de Pesquisas Energéticas apontam vantagens competitivas ...     18/11/2017   Motocicletas direcionam o crescimento da Total Lubrificantes do Brasil - O objetivo é alcançar 5% de market share nesse nicho de mercado ...     18/11/2017   Petrobras inicia nova fase do processo de venda das ações da POGBV - A Petrobras informou em comunicado no dia 17 de novembro (sexta-feir...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

19/05/2017

RUMOS DA ECONOMIA COM VOLTA DA CRISE POLÍTICA

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Com o afastamento da presidente Dilma, o Brasil parecia ter superado a “crise políica”, entendida como a falta de governabilidade do paí. O novo governo desenhou uma estratéia de ajuste fiscal de longo prazo, que envolvia as PECs do teto dos gastos púlicos e da Previdêcia, e uma reforma trabalhista revolucionáia, que vai elevar o potencial de crescimento da economia. A governabilidade e solvêcia fiscal de longo prazo acalmaram o dóar. O Banco Central recuperou a credibilidade no combate àinflaçã e, com o dóar mais baixo, iniciou um processo agressivo de reduçã da taxa de juros, com possíeis efeitos positivos sobre a atividade econôica e o emprego.

Os eventos recentes trazem de volta à cena a crise política. Os efeitos sobre a economia serão de curto, médio e longo prazos. No curto prazo, a incerteza política deve aumentar a pressão sobre o dólar, com possíveis impactos inflacionários, e, portanto, diminuir o ímpeto do Banco Central no processo de redução da taxa de juros. Nesse sentido, poderíamos esperar um arrefecimento do nosso, já anêmico, processo de saída da recessão.

Há também impactos importantes de médio prazo. Os eventos divulgados tem o potencial de terminar com o governo Temer. Caso isso ocorra, o Brasil terá cinco presidentes em um período de três anos: Dilma, Temer, Rodrigo Maia, um presidente eleito pelo Congresso e, por fim, um presidente eleito diretamente em 2018. Esse cenário me faz lembrar a Argentina em 2001. Quem vai investir em um momento desses? Se os investimentos entrarem em compasso de espera e os consumidores se retraírem, a recuperação econômica ficará ainda mais lenta.

Ou seja, os impactos de curto e médio prazos da crise política gerada pela delação da JBS são negativos para a economia. Contudo, no longo prazo, acredito que o impacto será muito positivo. Temos de acabar com o capitalismo de compadres que sempre existiu no Brasil e que foi reforçado nos últimos anos. A relação promíscua entre as empresas e os “donos do poder” atrasa o crescimento econômico do país. Ao passar o país a limpo, aumentamos nossas chances de crescer no longo prazo.

*Ph.D. em economia, professor titular na UFRGS msp@ufrgs.br

 

Por Zero Hora - RS - MARCELO S. PORTUGAL **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Mercado Mobile: estudo aponta novas tendências

A fina pele do planeta

A importância da pesquisa de mercado para a engenharia de avaliações

Tecnologia e relacionamento

Cidades verdes são mais bonitas e saudáveis

CCR ViaOeste realiza nova intervenção em ponte da Rod. Castello Branco em Barueri

Saída para o feriado da Consciência Negra tem a passagem de 190 mil veículos na D. Pedro I (SP-065)

Volkswagen apresenta o Virtus por inteiro

Transição para o futuro

Grupo VW cresce em todas as macrorregiões

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística