Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 22 DE OUTUBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  22/10/2017   Randon retoma obras e promete inaugurar em 2018 gerando até 2 mil empregos - A empresa deve concentrar em Araraquara toda a produção de v...     21/10/2017   Metrô do DF lança estação que funciona com energia solar - O Metrô do Distrito Federal (DF) lançou hoje (20) a Estação Solar Guariroba. O...     21/10/2017   Tarifa de energia deve ficar no patamar 2, se escassez de chuva continuar - Se o cenário hidrológico permanecer desfavorável, com o regis...     21/10/2017   Ministério diz que governo reavalia concessão do Aeroporto de Congonhas - O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil afirmou ho...     21/10/2017   Ministério lança banco de dados que reúne informações do setor de transportes - O diretor-presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho, ...     21/10/2017   Como avaliar os serviços de entrega em casa? - Que a tecnologia invadiu o nosso dia a dia, não é mais novidade. As plataformas digitais t...     21/10/2017   Aeroportos da Rede Infraero apoiam a Campanha do Outubro Rosa - A Infraero abraçou o Outubro Rosa. Como já é tradição, edifícios e aeropo...     21/10/2017   DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BR 116 e 448, de segunda (23/10) a sábado (28/10) - A Superintendência Regional do Departament...     21/10/2017   Governador do MS agenda reunião entre investidores e ANTT para viabilizar a Malha-Oeste - O governador Reinaldo Azambuja confirmou nesta ...     21/10/2017   Estação Guariroba do Metrô começa a funcionar com energia solar - O Metrô-DF lança, nesta sexta feira (20/10), a primeira estação com cap...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

11/10/2017

Inteligência Artificial: do conceito ao deep learning

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Na década de 90, a Inteligência Artificial era considerada ficção científica, e indicava que robôs seriam inteligentes e capazes de interagir com humanos. Hoje, com a informação cada vez mais acessível, entendemos que se trata de uma série de mecanismos e sistemas que podem ser integrados a diversas realidades e negócios.

A inteligência artificial começou em 1957 com os desenvolvedores Allen Newell e Herbert Simon e a tentativa de programar o comportamento humano para resolver problemas universais (GPS – General Problem Solver).

Em maio de 2017 foi anunciada a criação da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), que tem como objetivo mapear iniciativas brasileiras no setor de inteligência artificial (AI), incluindo a formação de mão de obra especializada e os esforços entre as empresas nacionais. Esse movimento reflete que, atualmente, a AI está impactando diretamente na economia.

Com a evolução da tecnologia e principalmente pela acessibilidade entre todos os dispositivos que convivemos, os produtos, os valores, as informações e a quantidade de pessoas interagindo criaram uma quantidade enorme de informações que se distancia muito da capacidade de absorção humana. Para refletir, basta se perguntar se hoje você consegue acompanhar todas as redes sociais e notícias que gostaria de estar atualizado.

Um dos grandes responsáveis pela evolução da AI no mundo é o brasileiro Eduardo Saverin, um dos fundadores do Facebook. Ele gerou um algoritmo, o Elo Rating System que cria um ranking de jogadores de xadrez. Desta forma, a rede social pôde vincular usuários criando um ranking de ações, que, por sua vez, influenciou inicialmente na inteligência da rede social e impactou em como nos comunicamos hoje.

Este conceito está cada vez mais acessível e, com a diminuição do custo computacional, várias empresas podem se beneficiar com a melhoria de seus processos, ampliando suas logísticas e gerando diferencial competitivo.

Atualmente há um grande esforço de tecnologias de nuvem, como Azure, Google e AWS, para oferecer soluções em AI. Dentre elas, destacam-se as de aprofundamento de aprendizado, robótica, assistentes pessoais digitais, processos de fila, processamento de línguas e capacidade de aprendizado por sensores, ou seja, a IOT (Internet das Coisas).

Com a capacidade de reconhecimento de imagens e vídeos, podemos usar mais recursos de um dispositivo do usuário e de como ele navega pelo site captando os sentimentos, os comportamentos e a forma de comunicação. Isso permite que possam ser criadas realidades de aprendizado e de comportamento de navegação que se adaptam às necessidades. Estes algoritmos podem ser adicionados à lógica de sites e usados como ferramentas de mudança em layouts.

Mesmo com o avanço da AI, os humanos são indispensáveis. A inteligência é artificial, portanto deve ser estudada para ser assertiva. Quando bem composta resulta em inovação e maior absorção pelos usuários. Mas cuidado, leva tempo e especialização para compor uma Inteligência eficiente. Não é 'auto-mágico'! Fazê-lo pensar pode custar, por isso é importante alinhar sempre ao retorno do investimento da necessidade, pois as máquinas podem evoluir além da necessidade.

O mundo está se adaptando. As extensões da inteligência humana, como computadores, internet etc, já são realidade de quem nasce agora. Várias regras e estruturas de controle estão sendo estabelecidos para que não haja caos na sociedade. Como estamos em um fluxo crescente de produção e de maximização de resultados, a eficácia se tornou ponto chave para que não entremos em um colapso mundial de logística.

Desta forma alguns empregos serão melhorados e talvez extintos, mas outros surgirão, pois precisamos de controle e teremos de nos adaptar. Assim, podemos dizer que será breve a mudança, prova disto é que tecnologia estava sempre vinculada a grandes cidades. Hoje este limite está rompido e cada vez mais todas as formas de trabalho terão uma evolução, do campo ao consumidor.

*Rodrigo Strey é diretor de serviços da AMcom, empresa especializada em serviços personalizados de tecnologia e que atua com consultoria, fábrica de projetos e de software, sustentação e alocação

Sobre a AMcom

A AMcom (www.amcom.com.br) atua há 20 anos com serviços de tecnologia que favorecem o crescimento sustentável das organizações, com resultados visíveis em curto prazo.

A empresa possui projetos que já alcançam vários países, como México, Espanha, França, Holanda, Eslováquia, China, Rússia e Alemanha. Tem em seu portfólio grandes clientes em nível nacional como Bunge Alimentos, Jequiti Cosméticos, Hering, Dudalina, Embraco, Philips, Sertrading, Bematech, Brafer, Tigre, Engie, Vigor, WEG, INFRAERO e outros, abrangendo mais de 100 mil usuários atendidos em todo o Brasil.


Seu foco é oferecer suporte a diversos segmentos por meio de estratégias de TI personalizadas. Está focada em agregar real valor ao mercado com serviços de Consultoria, Fábrica de Projetos/Software, Sustentação de Sistemas e Alocação de profissionais. Possui matriz na cidade de Blumenau/SC e filiais em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.

 

Por Rodrigo Strey **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Como avaliar os serviços de entrega em casa?

ROBERVAL TAVARES DE SOUZA, ROBERVAL TAVARES DE SOUZA, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL)

Cobranças indevidas encarecem a conta de energia elétrica

Análise das Crises Hídrica e Energética no Brasil e no Mundo

Saneamento é a lição de casa dos prefeitos

Randon retoma obras e promete inaugurar em 2018 gerando até 2 mil empregos

Metrô do DF lança estação que funciona com energia solar

Tarifa de energia deve ficar no patamar 2, se escassez de chuva continuar

Ministério diz que governo reavalia concessão do Aeroporto de Congonhas

Ministério lança banco de dados que reúne informações do setor de transportes

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística